Fechar
Página inicial Museu Bi Moreira Programas e Projetos MUSEOLOGIA NA PRÁTICA: potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da UFLA

Coordenação: Patricia Muniz Mendes (PROEC)

Situação atual: Em andamento

Resumo da Proposta: A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem empregando um conjunto de ações continuadas referentes à requalificação de seus espaços museológicos, o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN). O acervo do MBM é formado por cerca de 5.000 objetos, compondo significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, científico-tecnológica, e outras, fortemente relacionada à história do município de Lavras (MG) e da UFLA. Já o acervo do MHN é composto por cerca de 200 itens, tais como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Por serem os principais espaços museológicos dessa região, intensificam-se suas funções sociais, uma vez que se apresentam como veículos de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural museológico local e universitário de Lavras e adjacências. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.