Fechar
Projetos

Minuto da Saúde

Acessos: 338

O projeto Minuto da Saúde, coordenado pela Professora Dra. Joziana Muniz de Paiva Barçante e pelo Técnico Médico, José Cherem, é uma iniciativa de promoção da saúde que envolve o Setor de Prevenção de Endemias, o Departamento de Medicina (DME), Departamento de Medicina Veterinária (DMV), Departamentos de Nutrição (DNU, Departamento de Biologia (DBI) e Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de MG - FAPEMIG. 

Para se produzir saúde e não apenas tratar doenças é fundamental a incorporação progressiva de ações de formação e informação da população. Estas são entendidas como um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas que objetivam: 

  • a promoção da saúde; 
  • a prevenção de riscos, agravos e doenças; 
  • a compressão da morbidade; 
  • a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações. 

    Com isso, o Minuto da Saúde aborda temas relacionados à saúde como doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, doenças infecto-parasitárias, entre outras, que são problemas que promovem a inquietação coletiva e envolvem comportamento e atitudes de risco para a segurança e bem-estar não apenas individual, mas também social. 

    Para promoção de uma discussão coerente, este projeto tem o papel de dotar o indivíduo de formação e informação, para que este se torne um cidadão consciente, capaz de lidar com o diferente e influir no caminho das soluções técnico-científicas. A popularização da ciência e tecnologia através de atividades de Educação em Saúde não consiste em decidir o que é importante para o indivíduo, mas sim em facilitar as condições para as pessoas encontrarem a melhor forma de se cuidar, tendo atitudes conscientes, decidindo por seu projeto de vida e com isso, tendo o poder de agir de forma esclarecida e responsável. Uma vez informado, o indivíduo também tem capacidade de lutar pela incorporação dos benefícios sociais da pesquisa científica e tecnológica ao seu cotidiano. 

    Diante de tais fatos, o Minuto da Saúde tem por objetivo disseminar e democratizar a informação produzida pela UFLA, além daquela largamente consagrada no meio científico, como ferramenta facilitadora para a popularização da Ciência e da Tecnologia.